segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Espelho Espelho meu XOXO

Hellow! Curiosos!

Vamos falar sobre ela, aquela que nos preocupa quando ganhamos uma roupa nova ou precisamos tirar a foto da identidade hahah sim a BELEZA, e como a biotecnologia tem se desenvolvido para tentar preservar e nos manter mais joviais à medida que envelhecemos. Então segura a peruca e boraa... 💁



Hoje em dia somos rodeados de conceitos e tendências propostas pela moda, que sempre se renova e se refaz a cada ciclo. Ditando padrões de beleza que uma sociedade irá aderir. Dessa forma, quem nunca passou um cremezin para deixar a cútis mais brilhante ou até mesmo para se livrar de acnes e oleosidade? 

A indústria da estética e cosmetologia tem crescido exponencialmente nesse nicho, ainda mais quando a busca é por deixar VOCÊ Sr./Sra./Srtª leitor (a) mais jovem 👶
Dentre as diversas pesquisas que são realizadas a utilização de peptídeos tem se mostrado eficaz.



MASSS Porque peptídeos?
Vamos lá! Os primeiros experimentos com extratos de leveduras, contendo proteínas e afins utilizados como medicamentos são datados de 1930, no qual se utilizava para tratar ferimentos cutâneos. Uma vez que a tecnologia foi se aprimorando os estudos com proteínas foram evoluindo, dessa forma hoje em dia muitos peptídeos são explorados como uma alternativa para tratamento dermatológico. 

Por isso, peptídeos são definidos como fragmentos de proteínas compostos por resíduos de aminoácidos, esses resíduos podem sofrer combinações e disposições específicas o que proporciona a formação de um fragmento ou proteína específicos. O tamanho de um peptídeo também favorece a sua utilização, geralmente variam de 10 - 50 resíduos de aminoácidos.

Uma vez que o tamanho do peptídeo interfere na sua massa molecular, dado que a mesma varia de acordo com a composição de resíduos de aminoácidos. Selecionar peptídeos bioativos de massa menor é importante já que quanto maior a massa, maior será a dificuldade de eles penetrarem a pele. Outro ponto importante é o uso de peptídeos antimicrobianos bioativos como um ingrediente em aplicações cosméticas, sendo essa uma alternativa para o combate de infecções resistentes na pele a exemplo da acne vulgaris.

Como é apontado no estudo de Aguilar-Toalá (2019) et al o processo de envelhecimento cronológico está associado a alterações nas atividades biosintética das células da pele bem como alta produção de enzimas relacionados ao envelhecimento como elastase, colagenase, tirosinase e hialuronidase, que implicam na degradação da matriz proteica da pele. Sendo assim todas essas alterações intrínsecas combinadas com as intempéries extrínsecas estão diretamente associadas ao envelhecimento.

Dessa forma, os peptídeos podem atuar na inibição da ação dessas enzimas, atualmente alguns já vêm sendo testados, a exemplo de peptídeos provenientes de veneno de cobra, fermento, e sapos por possuírem propriedades antienvelhecimento. Dentre estes, estão pentapeptídeo-3 (GPRPA) derivado do veneno de cobra, mostrou uma redução de rugas e aspereza na pele, e a hexapeptídeo 11 (FVAPFP) isolado de extrato de levedura, aumenta a firmeza da pele.


Resumo Esquemático

Acima 👆

Esse resumo esquemático dos mecanismos de peptídeos bioativos relacionados a seu potencial aplicação cosmecêutica. Com os processos descritos aqui:  

ROS: espécies reativas de oxigênio; MAPK: proteína quinases ativadas por mitogênio; ERK: quinases reguladas por sinal extracelular; JNK: cinase N-terminal c-jun; MMPs: metaloproteinases de matriz; cAMP: monofosfato de adenosina cíclico; MITF: fator de transcrição associado à microftalmia; TNF-α: fator de necrose tumoral-α; IL-1β: interleucina-1β; IL-6: interleucina-6.

Nessa imagem são mostrados todos os ataques internos e externos que a pele costuma sofrer e que em conjunto colaboram para o envelhecimento. As  setas vermelhas indicam o mecanismo direto; setas vermelhas tracejadas indicam mecanismo indireto. Poor skin...



Já pensou?? Utilizar um creme que poderia rejuvelhecer a sua pele surrada e sofrida??



Sendo assim, várias empresas começaram a investir em cosméticos contendo peptídeos assim como a startup brasileira OneSkin que desenvolveu um produto de mesmo nome, sendo esse  um suplemento tópico contendo um peptídeo proprietário, OS-01. Projetado para reduzir a idade biológica da pele, melhorando a barreira da pele, através da reparação de danos ao DNA e prevenindo assim o acúmulo de células senescentes (velhas).


OneSkin OS-01



Será que com os peptídeos de fato estaremos mais próximos a fonte da juventude? 🙎










Referências:
Trabalho:

M.N. Zhmak, Y.N. Utkin, T.V. Andreeva, D.S. Kudryavtsev, E.V. Kryudova, V.I Tsetlin, I.V.E. Shelukhina, Peptide inhibitors of nicotinic acetylcholine receptor, US Patent US20150361137A1, Publication: 17 December 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário