quarta-feira, 15 de abril de 2020

O samba do coração S2


HELLOW! Curiososs!! Ahhh o Samba !!


O samba um rito musical originado nas quebradas da cidade do Rio de Janeiro, conquistou o país e virou sinônimo de uma nação. Mas não apenas para descontração o  SAMβtambém pode resolver um problema muito comum que se alastra nos hospitais: a insuficiência cardíaca que faz muitas vítimas a cada ano 📣📣

MAS como assim???!

E o seguinte através dos estudos de desenho racional - uma estratégia muito utilizada para criar novas moléculas com funcionalidade direcionada. Isso tudo com base na capacidade de prever como a estrutura dessa molécula afetará o seu comportamento por meio de modelos físicos. Essas alterações e definições são realizadas em ambiente in silico aka computacional. 



Sendo o design de proteína uma das frentes que se utiliza do desenho racional para o entendimento de estruturas, funcionalidades e também a busca por inovações, dado que o design de proteínas também é muito utilizado para predição de sequências que podem ter um "folding" ou conformação estrutural específica. Toda essa parte realizada através dessas simulações nos auxilia a entender melhor a estrutura da proteína e também as interações que ela terá com outras moléculas por exemplo: proteínas, membranas, DNA, etc...

Pois bem uma equipe de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP coordenada pelo Professor Julio Cesar Batista Ferreira, desenvolveu a molécula SAMβA através do processo de desenho racional, na qual impede a interação de proteínas específicas que ocorrem nas mitocôndrias do tecido cardíaco. Já que essa interação é um dos motivos da ocorrência de insuficiência cardíaca, portanto as mitocôndrias podem continuar com energia o suficiente para manter o coração batendo de forma compassada.
Segundo o professor Julio Cesar Batista:
 “A mitocôndria funciona como um motor de carro, onde problemas no seu funcionamento resultam em desperdício de combustível e maior poluição”, diz o professor. “Isso é o que acontece no coração de pacientes com insuficiência cardíaca.”
Ilustração: Márcio Augusto Campos Ribeiro

A pesquisa segue aos próximos passos e testes apresentando assim uma nova esperança para melhorar o tratamento da insuficiência cardíaca, podendo aumentar a qualidade e expectativa de vida dos pacientes. 


Referências:
Trabalho:
FERREIRA, Julio CB et al. A selective inhibitor of mitofusin 1-βIIPKC association improves heart failure outcome in rats. Nature communications, v. 10, n. 1, p. 1-14, 2019.

Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário